“A Literacia da Informação na
Escola do século XXI: Como trabalhar com
a Biblioteca Escolar”
Tarefa
Depois de explorar as diversas situações apresentadas na
ficha de trabalho “Localizar e avaliar recursos educativos digitais”, aceda,
até ao dia 5 de fevereiro, ao fórum 1 ou 2 e:
2. Reflita, de forma breve, sobre o que constituiu novidade para si, a utilidade dos recursos apresentados e a forma mais eficaz
de
os dar a conhecer aos outros professores da escola/agrupamento e aos alunos (professor bibliotecário, tarefa 2, fórum 2).
Desconhecia os site http://www.europena.eu/portal/, http://www1.teachertube.com/, http://infopedia.pt
entre muitos outros que, com
certeza, existem mas, não tive o tempo e a oportunidade de os explorar. Até porque muitos deles não se adequam à faixa etária a que estamos habituados a trabalhar ou mesmo porque são de áreas curriculares diferentes da nossa. E também porque o mundo da Web está em permanente atualização,
e não
é possível conhecer tudo. Daí, a
grande importância de
articulação
do trabalho entre o
Professor Bibliotecário e o
Professor da disciplina que
conhecerá, provavelmente, recursos educativos digitais mais específicos da sua área curricular e entre ambos conseguem
proporcionar, à comunidade educativa, um leque mais diversificado de RED
(Recursos Educativos Digitais).
Todos estes recursos são, sem
dúvida, de grande utilidade para o mundo das escolas, ora de uma
forma mais específica, ora de uma forma mais transversal
e global.
Trata-se pois de conhecê-los, divulgá-los
e explorá-los, quando necessário, através
de
atividades
didáticas.
De uma
forma mais generalizada e simplista poder-se-ia criar uma listagem de sites e enviar, por mail, a todos os professores e mails de turma. No entanto, creio que esta forma poderia correr o risco de não ter muito sucesso. Os professores são assoberbados de correio eletrónico
e esta seria mais uma
mensagem que poderia cair no esquecimento.
O processo mais útil, atrativo, dirigido a todos – alunos e professores - organizado por assunto e
sempre disponível, seria uma ferramenta – diigo, que poderá estar alojada no blog da Biblioteca Escolar ou
no link da Biblioteca Escolar, na página da Escola - para arquivar
e etiquetar websites preferidos, para possam
ser consultados a partir de qualquer lugar, desde que exista acesso à internet. Este tipo de serviços costuma ser conhecido pelo termo inglês de
social bookmarks, porque os bookmarks guardados podem ser partilhados com
amigos ou visualizados pelo público em geral. Como alguém disse:
“Collect everything, find fast, share easily, and access anywhere.”
https://itunes.apple.com/us/app/diigo/id417202559?mt=8
“Recolha tudo, encontre rapidamente,
partilhe facilmente e aceda
em qualquer lugar."
Helena Magalhães Escola Básica Deu-la-Deu Martins janeiro de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário