quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


A Literacia da Informação na Escola do século XXI: Como trabalhar com a Biblioteca Escolar


Tarefa
 
Depois de explorar as diversas situações apresentadas na ficha de trabalho Localizar e avaliar recursos educativos digitais, aceda, até ao dia 5 de fevereiro, ao fórum 1 ou 2 e:


2. Reflita, de forma breve, sobre o que constituiu novidade para si, a utilidade dos recursos apresentados e a forma mais eficaz de os dar a conhecer aos outros professores da escola/agrupamento e aos alunos (professor bibliotecário, tarefa 2, fórum 2).


Desconhecia os site http://www.europena.eu/portal/, http://www1.teachertube.com/, http://infopedia.pt entre muitos outros que, com certeza, existem mas, não tive o tempo e a oportunidade de os explorar. Até porque muitos deles não se adequam à faixa etária a que estamos habituados a trabalhar ou mesmo porque são de áreas curriculares diferentes da nossa. E tamm porque o mundo da Web está em permanente atualização, e não é possível conhecer tudo. Daí, a grande importância de articulação do trabalho entre o Professor Bibliotecário e o Professor da disciplina que conhecerá, provavelmente, recursos educativos digitais mais específicos da sua área curricular e entre ambos conseguem proporcionar, à comunidade educativa, um leque mais diversificado de RED (Recursos Educativos Digitais).

Todos estes recursos são, sem vida, de grande utilidade para o mundo das escolas, ora de uma forma mais específica, ora de uma forma mais transversal e global.

Trata-se pois de conhecê-los, divulgá-los e explorá-los, quando necessário, através de atividades didáticas.

De uma forma mais generalizada e simplista poder-se-ia criar uma listagem de sites e enviar, por mail, a todos os professores e mails de turma. No entanto, creio que esta forma poderia correr o risco de não ter muito sucesso. Os professores são assoberbados de correio eletrónico  e esta seria mais uma mensagem que poderia cair no esquecimento.

O processo mais útil, atrativo, dirigido a todos alunos e professores - organizado por assunto e sempre disponível, seria uma ferramenta diigo, que poderá estar alojada no blog da Biblioteca Escolar ou no link da Biblioteca Escolar, na página da Escola - para arquivar e etiquetar websites preferidos, para possam ser consultados a partir de qualquer lugar, desde que exista acesso à internet. Este tipo de serviços costuma ser conhecido pelo termo inglês de  social bookmarks, porque os bookmarks guardados podem ser partilhados com amigos ou visualizados pelo público em geral. Como alguém disse:

“Collect everything, find fast, share easily, and access anywhere.

https://itunes.apple.com/us/app/diigo/id417202559?mt=8

 

Recolha tudo, encontre rapidamente, partilhe facilmente e aceda em qualquer lugar."

Helena Magalhães                               Escola sica Deu-la-Deu Martins                            janeiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário