quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sessão 5

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A Arte e a Leitura...

 
 
 
 
Importância da Leitura

 
“A família é a primeira estrutura social em que a criança se desenvolve. É no seio da família que a criança inicia a sua socialização. São os pais e os familiares as primeiras pessoas que se preocupam com a saúde, a aprendizagem dos primeiros passos, a aprendizagem das primeiras palavras, a inculcação de sentido para os seus atos. É aos pais que compete a primeira estratégia para despertar o gosto da criança pela leitura.

Uma boa estratégia consiste em oferecer livros adequados ao nível etário das crianças, logo a partir da idade de seis meses. Como a criança não tem capacidade de leitura autónoma, os familiares deverão assumir o papel de contadores de histórias, utilizando gesticulação e teatralização adequadas, falando de modo que a criança vá entendendo a palavra e o seu sentido, observando-a com atenção para inferir as sensações e os sentimentos que a narrativa lhe provoca.

Já na escola, os professores continuarão a desenvolver estratégias adequadas ao nível etário dos seus alunos, em sala de aula, com o objetivo de lhes criar a necessidade de ler. Tais estratégias não dizem só respeito aos professores das disciplinas de línguas. Dizem respeito a todos os professores, desde a Educação Física às Ciências Experimentais e Naturais até à Matemática. A leitura reflexiva é essencial para desenvolver o conhecimento em diversos ramos do saber e para desenvolver aplicações diversas. Não se pode esquecer que a compreensão de muitos fenómenos vividos no quotidiano e a construção de muitas das maravilhas da tecnologia de que a sociedade beneficia-se atualmente são fruto da conjugação de conhecimentos provenientes de diferentes áreas disciplinares. Portanto, a comunicação, imprescindível para estabelecer ligações entre as diferentes áreas disciplinares, implica leitura reflexiva de diferentes textos e clareza na troca de conhecimentos.

Por tais razões, muitos países consideram, como uma das grandes prioridades em nível nacional, o estabelecimento de hábitos de leitura logo a partir da primeira infância.

Portugal pertence a este grupo de países. Atendendo à importância educacional da leitura, resolveu promover o gosto pela leitura em crianças de tenra idade…”.

 

                                                                                                                 Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653) • 4

 

            A leitura desenvolve Competências como: Criatividade; enriquecimento de vocabulário; domínio da escrita; compreensão; memorização; construção de conhecimento; capacidade crítica; associação de ideias; afetividade; autonomia cultural e cívica; construção de valores éticos estéticos e humanísticos; entretenimento saudável; etc.

 

                                                                                A Professora

                                                                             Helena Magalhães





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