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A Arte e a Leitura...
Importância da Leitura
“A família é a primeira
estrutura social em que a criança se desenvolve. É no seio da família que a
criança inicia a sua socialização. São os pais e os familiares as primeiras
pessoas que se preocupam com a saúde, a aprendizagem dos primeiros passos, a aprendizagem
das primeiras palavras, a inculcação de sentido para os seus atos. É aos pais
que compete a primeira estratégia para despertar o gosto da criança pela
leitura.
Uma boa estratégia
consiste em oferecer livros adequados ao nível etário das crianças, logo a
partir da idade de seis meses. Como a criança não tem capacidade de leitura
autónoma, os familiares deverão assumir o papel de contadores de histórias,
utilizando gesticulação e teatralização adequadas, falando de modo que a
criança vá entendendo a palavra e o seu sentido, observando-a com atenção para
inferir as sensações e os sentimentos que a narrativa lhe provoca.
Já na escola, os
professores continuarão a desenvolver estratégias adequadas ao nível etário dos
seus alunos, em sala de aula, com o objetivo de lhes criar a necessidade de
ler. Tais estratégias não dizem só respeito aos professores das disciplinas de
línguas. Dizem respeito a todos os professores, desde a Educação Física às
Ciências Experimentais e Naturais até à Matemática. A leitura reflexiva é
essencial para desenvolver o conhecimento em diversos ramos do saber e para
desenvolver aplicações diversas. Não se pode esquecer que a compreensão de
muitos fenómenos vividos no quotidiano e a construção de muitas das maravilhas
da tecnologia de que a sociedade beneficia-se atualmente são fruto da
conjugação de conhecimentos provenientes de diferentes áreas disciplinares.
Portanto, a comunicação, imprescindível para estabelecer ligações entre as
diferentes áreas disciplinares, implica leitura reflexiva de diferentes textos
e clareza na troca de conhecimentos.
Por tais razões, muitos
países consideram, como uma das grandes prioridades em nível nacional, o
estabelecimento de hábitos de leitura logo a partir da primeira infância.
Portugal pertence a este grupo de
países. Atendendo à importância educacional da leitura, resolveu promover o
gosto pela leitura em crianças de tenra idade…”.
Revista Iberoamericana de
Educación (ISSN: 1681-5653) • 4
A leitura desenvolve Competências
como: Criatividade; enriquecimento de vocabulário; domínio da escrita; compreensão;
memorização; construção de conhecimento; capacidade crítica; associação de
ideias; afetividade; autonomia cultural e cívica; construção de valores éticos
estéticos e humanísticos; entretenimento saudável; etc.
A Professora
Helena Magalhães
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